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Vai um chazinho aí?

20 Jul

Os verdadeiros chás

Para esclarecer algumas polêmicas sobre os chás preto e verde, a entidade inglesa Conselho do Chá lançou uma cartilha, intitulada “Myth Buster” (algo como “Exterminador de Mitos”), com os 10 principais mitos sobre os verdadeiros chás.

1. Contêm mais cafeína do que café
R: Ao contrário. Apesar de conter cafeína, a quantidade presente nesses chás é menor do que no café (50 miligrama por xícara de chá, contra até 115, dependendo do tipo de café

2. Tem efeito diurético
R: Chá não tem efeito diurético, a menos que a quantidade da bebida consumida contenha mais do que 300 mg de cafeína (o que equivale tomar de cinco a seis copos de chá)

3. Infusões de ervas, como camomila e erva-cidreira, são mais saudáveis do que os chás preto e verde

R: Não necessariamente. Os verdadeiros chás são ricos em antioxidantes chamados flavonóides, componentes importantes para uma dieta saudável (podem ser encontrados em frutas e vegetais também). Muitas infusões de ervas contêm ingredientes farmacológicos e antioxidantes considerados benéficos. No entanto, estudos recentes mostraram que os níveis de antioxidantes nos chás preto e verde são maiores do que os presentes nas outras infusões.

4. Chá verde não contém cafeína
R: Os chás verde e preto são feitos a partir da mesma planta, chamada Camellia sinensis. Portanto, os dois contém a mesma quantidade de cafeína.

5. Chá verde é mais saudável do que chá preto
R: Os dois tipos de chá contêm os mesmos flavonóides, em quantidades similares. Esses componentes são antioxidantes poderosos, que diminuem os riscos de doenças cardíacas, derrame e câncer

6. Os chás possuem menos antioxidantes do que frutas e vegetais
R: As quantidades de antioxidantes presentes em frutas e vegetais são bastante conhecidas, ao contrário do que acontece com os chás. A quantidade de antioxidantes presentes em três copos de chá é oito vezes maior do que em uma maçã.

7. Adicionar leite ao chá reduz a ação de seus antioxidantes
R: Estudos mostraram que os flavonóides do chá são absorvidos pelo organismo de qualquer maneira

8. É preciso beber grandes quantidades de chá para usufruir de suas propriedades terapêuticas

R: Uma só xícara de chá contém todos os antioxidantes. Bastam três xícaras por dia para obter resultados positivos para a saúde

9. Chá faz mal para os dentes
R: Estudos recentes mostraram que os flavonóides e do chá ajudam a prevenir a formação de cáries e placas bacterianas nos dentes

10. Beber chá durante as refeições diminui a absorção de ferro pelo organismo

R: O consumo de chá durante as refeições não resulta em menor absorção do nutriente, para pessoas com saúde normal. A absorção de ferro é influenciada por uma série de fatores, que vão desde a quantidade do nutriente, suas características químicas e sua interação com outros componentes alimentares. Para pessoas com deficiência de ferro, os especialistas recomendam evitar a ingestão da bebida durante as refeições

Fonte: Revista Galileu

 

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